sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Respondendo a perguntas!!

Laís disse...

Olá profe,
você comentou que caso haja algum descontrole no ciclo celular, a célula poderá desenvolver algum câncer, algo assim...Eu gostaria de saber um exemplo de uma doença do ciclo celular e como acontece e se pederia ocorrer em qualquer fase do ciclo, como por exemplo, na interfase.

R: Olá Laís, vamos lá, a resposta a sua pergunta!

O ciclo celular é a fase de preparação para mitose ou meiose!

O Câncer é a doença mais conhecida neste caso de problema com divisão celular. O Câncer é a ausência de um controle na reprodução celular! Em outras palavras, as células começam a se duplicar sem parar, até que esse bolo de células começa a disputar espaço/alimento com as células normais-saudáveis, e acabam agredindo o corpo.  Para que uma célula comece a se multiplicar dessa maneira, ela deve sofrer uma mutação em diversos genes, podendo ser em quase qualquer célula do corpo. Mas esse processo ainda não é bem certo.

Com relação ao câncer, caberia muito mais coisas, mas esse não é o caso!

Outra doença que pode ocorrer através do erro da divisão celular é a Síndrome de Down. O erro ocorre na meiose quando um gameta (pode ser o espermatozóide do pai ou o óvulo da mãe) fica com 24 cromossomos, e não os 23 que deveria ser. Um a mais que o normal, causando a Síndrome de Down ou trissomia do 21!

Algumas outras síndromes genéticas podem ser comentadas, como a síndrome de Klinefelter, síndrome de Turner, entre outras!!

Espero ter ajudado, abraços, Stephan!!

3 comentários:

  1. Nossa professor,muito interessante seu blog. Com a sua ajuda e suas explicações aqui no blog e nas aulas eu decidi prestar vestibular para ciências biológicas. Só tenho uma dúvida se faço para bacharelado ou licenciatura, qual a diferença entre eles professor?!

    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Luana, primeiramente fico lisonjeado com o seu comentário sobre o blog. Fiquei muito feliz!

    Vamos lá então! Ciências Biológicas BACHARELADO: é o curso destinado as pesquisas científicas, pesquisas de campo, técnicos de laboratórios, em outra palavras, a parte prática da biologia!

    Já o curso de Ciências Biológicas LICENCIATURA: é o curso destinado a formação de professores. O formando dessa graduação pode dar aula tanto para ensino fundamental, médio, quanto superior. Até em algumas universidades, alguns professores realizam pesquisas em seus laboratórios, o que acaba sendo um bônus para os licenciados.


    Espero ter ajudado, Abraços, Stephan!!

    ResponderExcluir
  3. De nada profe! Obrigada você por esclarecer minhas dúvidas mais uma vez. Acho que vou fazer licenciatura, não quero só aprender, quero ensinar também.

    Obrigada mais uma vez prof. Stephan.

    ResponderExcluir