sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Respondendo a perguntas!!

Laís disse...

Olá profe,
você comentou que caso haja algum descontrole no ciclo celular, a célula poderá desenvolver algum câncer, algo assim...Eu gostaria de saber um exemplo de uma doença do ciclo celular e como acontece e se pederia ocorrer em qualquer fase do ciclo, como por exemplo, na interfase.

R: Olá Laís, vamos lá, a resposta a sua pergunta!

O ciclo celular é a fase de preparação para mitose ou meiose!

O Câncer é a doença mais conhecida neste caso de problema com divisão celular. O Câncer é a ausência de um controle na reprodução celular! Em outras palavras, as células começam a se duplicar sem parar, até que esse bolo de células começa a disputar espaço/alimento com as células normais-saudáveis, e acabam agredindo o corpo.  Para que uma célula comece a se multiplicar dessa maneira, ela deve sofrer uma mutação em diversos genes, podendo ser em quase qualquer célula do corpo. Mas esse processo ainda não é bem certo.

Com relação ao câncer, caberia muito mais coisas, mas esse não é o caso!

Outra doença que pode ocorrer através do erro da divisão celular é a Síndrome de Down. O erro ocorre na meiose quando um gameta (pode ser o espermatozóide do pai ou o óvulo da mãe) fica com 24 cromossomos, e não os 23 que deveria ser. Um a mais que o normal, causando a Síndrome de Down ou trissomia do 21!

Algumas outras síndromes genéticas podem ser comentadas, como a síndrome de Klinefelter, síndrome de Turner, entre outras!!

Espero ter ajudado, abraços, Stephan!!